Cidades

CONTRA HPV » Mais de 2,5 mil crianças foram vacinadas em BH

Publicação: 11/07/2017 04:00

A campanha de vacinação contra Vírus do papiloma humano (HPV na sigla em inglês) – doença que atinge a pela e as mucosas – nas escolas de Belo Horizonte termina na sexta-feira e, até ontem, a prefeitura havia imunizado 2.519 meninos e meninas. De acordo com administração municipal, a vacinação nas instituições de ensino é voltada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 que não receberam a vacina ou que estão com o esquema de vacinação em atraso. Dados parciais indicam que a cobertura está em 7% do público-alvo.

A vacina protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. São duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. A vacina previne contra o câncer de colo do útero, de órgãos genitais femininos e masculinos, e de boca. De acordo com o Ministério da Saúde, a definição da faixa etária para a vacinação tem como objetivo proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus.

Para que a vacinação fosse realizada, a Prefeitura de Belo Horizonte enviou cartas aos pais e responsáveis para que autorizassem a vacinação. A expectativa é de que 35 mil crianças e adolescentes sejam imunizados contra o HPV. A vacina também está disponível nos postos de saúde da capital.

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.