Esportes

MINEIRO'2019 » FMF divulga a tabela com clássico já em janeiro

Matheus Muratori
e Thiago Madureira

Publicação: 20/11/2018 04:00

A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou na manhã de ontem a tabela do Campeonato Mineiro de 2019. O primeiro jogo do torneio será Cruzeiro x Guarani, no dia 19 de janeiro, sábado, às 17h, no Estádio Farião, em Divinópolis. No dia seguinte a rodada será finalizada com Tupi x Tombense; Caldense x América; Villa Nova x Tupynambás; Atlético x Boa Esporte e Patrocinense x URT. O clássico entre Cruzeiro e Atlético da fase de classificação está marcado para o dia 27 de janeiro, domingo, às 17h, no Mineirão.

Segundo o gerente de futebol do Cruzeiro, Marcone Barbosa, o clássico no início do Estadual foi uma sugestão do clube celeste. %u201CÉ uma situação diferente para este ano. Nos últimos anos o clássico ficou para o final do campeonato. O Cruzeiro fez essa indicação para a federação para que o clássico ocorresse um pouco antes para que ele pudesse valer. Nos últimos anos, quando Cruzeiro e Atlético se enfrentaram, a situação já estava definida. Agora na terceira rodada, o que atrapalha um pouco é a pré-temporada, que vai ser encurtada, mas tenho certeza que Cruzeiro e Atlético vão se preparar bem e farão um grande jogo no início do Mineiro%u201D, disse Barbosa.

O Atlético também aprovou a realização do principal jogo do estado em janeiro. %u201CAcho que está ótimo. Estreia contra o Boa em casa, depois tem sequência e terceira rodada contra o Cruzeiro, acho que tudo dentro de uma normalidade, com pré-temporada para ter um desempenho perfeito em 2019%u201C, afirmou Marques, diretor de futebol interino do Atlético.

Conforme consta no regulamento, a fórmula de disputa do campeonato só poderá ser alterada na temporada 2020. Com isso, assim como em 2018, dos 12 times do torneio, os oito melhores colocados avançam às quartas de final. Os jogos dessa fase estão marcados para o dia 24 de março. As semifinais ocorrem nos dias 31 de março e 7 de abril. Por fim, as finais serão nos dias 14 e 21 de abril.

A principal novidade no Mineiro para 2019 será a implementação do sistema de árbitro de vídeo (VAR) a partir da semifinal. Entretanto, a tecnologia será utilizada apenas em estádios homologados, com estrutura para receber os equipamentos.

Apenas estádios com capacidade mínima para 10 mil torcedores poderão receber jogos das quartas de final. Outra novidade adotada no Estadual em 2019 será o formato de inscrições de jogadores, que poderá ser feito em qualquer momento da competição. Em 2018, os clubes podiam inscrever atletas até a fase quartas de final.

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.