Cidades
Projeto de implantação de faixas exclusivas para ônibus e ciclovias é aprovado em BH
O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH aprovou um projeto de revitalização da Avenida Afonso Pena, em BH, por unanimidade na última quarta-feira (24). Agora, uma das principais vias da capital mineira terá faixas exclusivas para ônibus e ciclovias, em cerca de 4,2 km e entre as praças Rio Branco e da Bandeira.
O órgão responsável pela aprovação protege o patrimônio na capital mineira e é formado por representantes da sociedade civil organizada e por instituições públicas de BH. O início das obras aprovadas tem previsão para 2024 e o edital deve ser publicado no próximo semestre.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), haverá instalação de faixas exclusivas para ônibus, além de uma ciclovia na Avenida Afonso Pena, obras de acessibilidade nas calçadas e novo tratamento paisagístico.
O projeto de revitalização foi anunciado em agosto de 2022 e na época, a Prefeitura da cidade afirmou que as obras custariam em torno de R$20 milhões e que já estariam concluídas no segundo semestre de 2023.
Superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Dantas falou sobre a importância das obras. “Esse projeto é mais um passo na direção de reconquistar a via mais icônica da cidade e resgatar uma das maiores referências da arquitetura, história e cultura de Belo Horizonte”, disse.
Para aprovação do projeto, as diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade foram levadas em contas. Isso porque, a revitalização valoriza e adapta o transporte público na Avenida Afonso Pena, incentivando “o transporte individual não motorizado, o transporte ativo e os deslocamentos a pé”.