Esportes
Cruzeiro renova vínculo com mais jovens para evitar ‘caso Vitor Roque’
A saída do atacante Vitor Roque para o Athletico-PR, que agora foi confirmado no Barcelona, ascendeu um alerta para a gestão do Cruzeiro. Isso porque, embora tenha passado pela base e pelo profissional da Raposa, sua transferência rendeu apenas R$24 milhões aos cofres do clube. A tentativa agora, é evitar que casos como esse se repitam.
Para isso, o Cruzeiro já começou a agir e renovou vínculo com quatro jogadores da base só neste ano de 2023. Ruan Índio (16) e Robert (18) são atacantes, enquanto que Ruan Santos (19) e Pedrão (19), zagueiros. A virada de chave só aconteceu, no entanto, após a transformação da gestão do clube para o modelo de SAF.
Com Ronaldo Nazário na gerência, as categorias de base passaram a receber maior atenção e a tendência é o time se estruturar cada vez mais no quesito financeiro. Além disso, em 2022, foi considerado como o quinto clube que mais investe na base em todo o país, já que R$82 milhões foram destinados à categoria.
A Toca da Raposa I, por exemplo, passou por novas obras e campos sintéticos foram construídos nos dois Centros de Treinamento. Ronaldo também garantiu recentemente que a expectativa é levar as categorias de base e o futebol feminino para a Toca da Raposa II.
Quanto a renovação de alguns vínculos, o objetivo é evitar que novas transações sejam feitas com uma renda abaixo do que pode ser lucrado. Segurando alguns jogadores formados na própria base, a ideia é ter um bom retorno pelos investimentos atuais.