Cidades
Veja como ficou nova bandeira oficial de Belo Horizonte
A lei que alterava a bandeira oficial de Belo Horizonte foi promulgada nesta terça-feira (01) pelo presidente da Câmara, o vereador Gabriel Azevedo (Sem Partido). As mudanças no símbolo representam uma inspiração na Serra do Curral, que já está presente também no brasão da capital mineira.
Embora a lei tenha sido promulgada, é necessário que um referendo popular apoie a mudança, o que poderá acontecer junto com as eleições municipais de 2024. Se aprovado, o símbolo terá um retângulo cortado na diagonal e a parte de baixo será da cor verde representando a Serra do Curral.
Já a parte de cima será azul representando o céu e no centro, haverá um sol com oito pontas. A intenção com a criação da nova bandeira de BH é de reforçar a identidade da capital mineira, segundo vereador Cleiton Xavier. “O propósito de um brasão e um propósito de uma bandeira são coisas distintas. O projeto traz oficialmente a possibilidade de Belo Horizonte ter de fato uma bandeira que identifica um povo, que identifica uma nação, que identifica uma sociedade que tem traços simples diferente de um brasão”, disse.
Além disso, ele pontuou: “É um projeto que não tem custo nenhum para nós. O brasão de Belo Horizonte é ótimo. Ele deve continuar sendo usado pelo executivo de forma oficial. Ele não precisa ser alterado e muito menos substituído”. Embora o prefeito de BH, Fuad Noman (PSD) pudesse ter sancionado a lei, o prazo se esgotou e a decisão ficou a cargo do presidente da Câmara.