Esportes
Globo permitirá que o telespectador escolha qual narrador quer ouvir durante os jogos
A TV Globo prepara uma grande novidade para os telespectadores à partir da próxima Copa do Mundo e eles serão os responsáveis por escolherem quais de seus narradores querem ouvir durante as transmissões dos jogos.
A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 8 durante a exposição da SET Expo 2023, em São Paulo, que é voltada para o mercado de mídia e o publicitário.
Com a novidade, o canal fará uma transmissão imersiva oferecendo ao público sempre três opções. Cada um dos narradores estará em sua própria cabine narrando a partida do seu próprio jeito.
Em casa, pelo controle remoto, o público vai assistir ao mesmo jogo, mas poderá selecionar qual voz quer ouvir.
Até a próxima Copa, em 2026, a emissora vai fazer inúmeros testes para ir se adaptando a nova tecnologia, chamada de TV 3.0.
Para mostrar ao mercado sua inovação, a Globo escolheu três nomes de peso para exibir um jogo simulado: Galvão Bueno, Renata Silveira e Luiz Carlos Jr. Assim quem passava pelo estande do canal escolhia qual voz queria ver na narração.
Globo nega a informação:
Em nota enviada ao Jornal Aqui, a Globo negou que isto seja uma proposta para a próxima Copa do Mundo e disse que debate ideias de interatividade para a TV:
“Não é verdade que existe um projeto de áudio interativo com narradores diferentes para a Copa do Mundo de 2026. Na Set Expo, congresso que se propõe a discutir o futuro da radiodifusão no Brasil, estão sendo apresentadas múltiplas possibilidades que a chamada TV 3.0 pode trazer para o público. Entre elas, está a possibilidade de uma oferta de áudio interativo em eventos esportivos. Essa demo inclusive foi realizada na Copa passada, em 2022. Em momento algum, a Globo apresentou planos de transmissão para a próxima Copa ou para qualquer outro grande evento”.