x

Cidades

BH lança programa para garantir moradia segura a mulheres vítimas de violência

Publicado

em

PBH - Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu o primeiro atendimento para garantir moradia segura para mulheres vítimas de violência doméstica residentes na capital. O Programa Morada Segura, uma parceria da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), prevê que mulheres em situação de violência sejam cadastradas como um dos públicos prioritários da Política Municipal de Habitação.

A PBH prevê o atendimento de aproximadamente 55 mulheres nos próximos meses. Desse total, 17 já se encontram em processo de acesso ao Programa Morada Segura.

As mulheres serão contempladas pelo Programa Locação Social, que oferece aluguel subsidiado de unidades habitacionais privadas ou públicas. As beneficiárias do Programa Morada Segura foram cadastradas pela Urbel após indicação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Benvinda.

Rosa Carvalho, 34 anos, estudante e mãe de cinco filhos, é uma das beneficiárias. Ela relata a surpresa de ser a primeira a ter acesso ao programa e fala dos desafios enfrentados todos os dias. “Essas políticas de proteção nos encorajam e nos devolvem a autoestima. Muitas vezes, as mulheres se calam porque precisam de sustento, outras vezes de afeto, o que dificulta a superar o ciclo de violência”, conta a beneficiária.

O atendimento a essas mulheres é desenvolvido em articulação com os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e com as demais políticas públicas responsáveis pela assistência à mulher em situação de violência no município. Para acessar o Programa Locação Social, é necessário que as mulheres estejam em atendimento no CEAM Benvinda.