Esportes
América precisa de campanha igual a do Botafogo para se livrar da série B
Embora a atual folha salarial da atual temporada do América seja a maior dos últimos anos, o clube está na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. A campanha pode se tornar, inclusive, a pior do clube desde que a competição passou a ser organizadas por pontos corridos, em 2003. Para se livrar da segunda divisão, o Coelho precisa igualar seu desempenho ao do líder Botafogo.
O alviverde terá que ter pelo menos, 69,7%, de aproveitamento até o fim do campeonato, que terá apenas mais 13 rodadas. Enquanto isso, o clube carioca já atingiu 70,8% de desempenho. Para se ter uma ideia da atual situação do América, desde que o returno começou, o time teve aproveitamento de 44,4%. Foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
Para sair do Z-A, o Coelho precisaria conquistar pelo menos mais 27 pontos e chegar aos 45. Ou seja, vencer sete jogos e empatar seis. Até então, foram 18 pontos somados em 25 partidas.
Caso mantenha um desempenho semelhante, o clube poderá terminar a competição com menos pontos do que em 2016, quando foi registrada a pior campanha dos pontos corridos. Naquele ano, foram conquistados 28 pontos – sete vitórias, sete empates e 24 derrotas.
Vale lembrar que desde 2003, quando o formato do Brasileirão, o América participou de seis edições e sua melhor campanha foi em 2021, quando teve 46% de aproveitamento.