Cidades
BH inaugura câmeras de vigilância com inteligência artificial
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deu um importante passo para aumentar a segurança na região central da cidade. Na última quarta-feira (20), foi inaugurada a primeira etapa do novo sistema de videomonitoramento, que conta agora com 462 câmeras instaladas.
Essa medida faz parte do programa Centro de Todo Mundo, que tem como objetivo promover a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes da região. As novas câmeras ampliam o monitoramento em tempo real no Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH).
As 144 câmeras do tipo speed dome, que possuem movimentos giratórios de 360 graus, possibilitam um monitoramento mais flexível. Além disso, as 318 câmeras fixas contam com tecnologia moderna e recursos analíticos de inteligência artificial, permitindo aos operadores do COP-BH receberem imagens e alertas de situações específicas, como atos de vandalismo ou descarte clandestino de lixo.
Com essa expansão do sistema, não só a capacidade e qualidade do videomonitoramento foram aprimoradas, inclusive durante a noite, mas também houve um fortalecimento da parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Agora, o sistema instalado no perímetro do Centro de Todo Mundo será compartilhado com a PMMG, com transmissão simultânea das imagens para o 1º Batalhão da corporação. Essa colaboração conjunta reforça os esforços na promoção da segurança pública.
“Estamos dando um passo importante direcionado ao monitoramento inteligente, em que a experiência do operador e uma boa base de dados são aliadas aos algoritmos que nos enviarão alertas, melhorando nossa resposta aos diferentes e diversos serviços prestados na cidade”, explica Geórgia Ribeiro, diretora do COP-BH.