Cidades
Carnaval de BH reuniu mais de 1,6 milhão de foliões LGBTQIA+
O Carnaval de Belo Horizonte reuniu mais de 5,5 milhões de pessoas na cidade, sendo milhares de turistas do interior do estado, de outras partes do Brasil e do exterior. A cidade se tornou um sucesso.
Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 15, o Governo de Minas divulgou um balanço com os dados da folia.
O Carnaval de BH 2024 também atraiu a visita de 312 mil turistas, o que gerou um impacto positivo na economia local, resultando na criação de 50 mil novos empregos. De acordo com os dados divulgados, o ticket médio de gasto dos turistas foi de aproximadamente R$ 650, enquanto o gasto médio dos foliões foi de cerca de R$ 250.
Com a chegada de milhões de pessoas na capital mineira, houve um aumento significativo na ocupação hoteleira. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MG), os hotéis localizados na região Centro-Sul da cidade registraram uma média de ocupação de 82% durante os dias do Carnaval. Em comparação com o ano anterior, houve um crescimento de 17% na diária-média em todas as regiões da cidade.
Uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais revelou que 19% dos turistas que visitaram Belo Horizonte durante o Carnaval optaram por se hospedar em hotéis. A maioria esmagadora, representando 67% dos entrevistados, ficou na casa de parentes ou amigos, enquanto 14% preferiram aluguéis de temporada.
O estudo também apontou que o feriado de Carnaval se tornou uma oportunidade para impulsionar o turismo nas cidades vizinhas, despertando o interesse de 30% dos entrevistados.
O fluxo de pessoas também foi intenso, já que 76% dos turistas vieram para Belo Horizonte em grupo, sendo que 32% estavam acompanhados por quatro pessoas ou mais. Além disso, a pesquisa revelou que 30% dos entrevistados se identificaram como LGBTQI+.