Entretenimento
Thiago Fragoso diz que está fora da Globo por ser “branco, loiro e hétero”
Thiago Fragoso afirma que, atualmente, ele e Mateus Solano não seriam escalados para papéis que protagonizaram na Globo.
Thiago Fragoso, 42 anos, conhecido por protagonizar o primeiro beijo entre dois homens em uma novela da Globo, comentou em entrevista ao Folha de S. Paulo sobre as mudanças na teledramaturgia brasileira.
Fragoso destacou que, nos dias de hoje, ele e Mateus Solano dificilmente seriam escolhidos para interpretar Niko e Félix, seus personagens em Amor à Vida (2014), devido ao debate sobre representatividade.
Ele refletiu sobre como a indústria está buscando mais diversidade no elenco, afirmando que tem enfrentado dificuldades para ser escalado por ser “um homem branco, loiro, de olhos claros e heterossexual.”
Mudanças na Representação na Teledramaturgia
A fala de Fragoso ressalta o impacto das discussões sobre inclusão e representatividade nas produções televisivas. No contexto atual, há uma crescente demanda por que personagens LGBTQIA+ sejam interpretados por atores que pertençam a essas comunidades. O ator comentou que sua trajetória, especialmente após sua saída do elenco fixo da TV Globo em 2023, passou a ser marcada por novos desafios na escalação de papéis, o que ele vê como reflexo dessa mudança.
Thiago Fragoso atualmente está em cartaz com a peça Dois de Nós no teatro Tuca, em São Paulo, ao lado de grandes nomes da TV como Antônio Fagundes, Christiane Torloni e Alexandra Martins.