x

Notícias

Suspeito de stalking é preso com armas de fogo em Ervália

O suspeito foi preso durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Ele estaria ameaçando uma menor e seu namorado na cidade.

Publicado

em

Foto: Reprodução/PCMG

Um homem de 28 anos foi preso, na manhã desta sexta-feira (27), por posse ilegal de arma de fogo em Ervália, cidade da Zona da Mata mineira. Segundo a Polícia Civil, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa do rapaz, já que ele é investigado pelo crime de stalking. Durante a ação, as armas foram encontradas e ele foi preso em flagrante.

Investigação

As investigações indicam que o suspeito perseguia uma adolescnete de 15 anos há cerca de dois anos. Segundo o delegado Eduardo Freitas da Silva, responsável pela investigação, o homem passou a perseguir a adolescente por impulso. “Ele viu a menina andando na rua e do nada passou a investigar sua vida. Ele chegou a ir na sua casa, procurar os pais, quando ela tinha 12 pra 13 anos, e contou que queria ter uma família com a jovem”, contou. O suspeito chegou a acreditar que os pais da menina prometeram a jovem à ele, quando passasse dos 18 anos, fato que foi prontamente negado pelos pais.

Quando a jovem começou a namorar um rapaz, as perseguições aumentaram. O suspeito seguia ela pela rua e tentava se aproximar.

No dia 24 de abril, o suspeito ficou sabendo que a menor teria começado a namorar um motoboy da cidade. A partir disso, no dia seguinte, ele passou a abordar motociclistas na região do bairro São Pedro. Um motoboy, que apenas fazia entregas na região, foi confundido com o namorado da jovem e abordado pelo suspeito. Querendo um “acerto de contas”, o homem atirou na mão do motociclista. Após perceber que a pessoa em questão não era o namorado da jovem, ele fugiu.

“Ele teve a oportunidade de assassinar o rapaz mas não o fez. Falta saber se ele desistiu por opção ou por perceber que não era o alvo”, explicou o delegado. 

Duas outras pessoas, ainda não identificadas, auxiliaram o suspeito nessa ação. Ele possuí outros registros de crimes contra o patrimônio e por porte ilegal de armas de fogo. “É uma pessoa que anda armada pela cidade”, contou o delegado.

Prisão

A prisão foi realizada na manhã desta sexta-feira (27). Sabendo que o homem tinha arma de fogo em casa, os policiais foram em contingente maior para não ter problemas durante a abordagem. Ele foi preso em flagrante pelo porte das armas de fogo.

Crime de Stalking

Em abril de 2021, foi sancionada uma lei que incluiu o crime de perseguição (stalking) no código penal. 

O stalking é quando uma pessoa invade com frequência a privacidade da vítima, seja pela internet ou pessoalmente. O stalking se prolonga no dia a dia da pessoa, dificultando os trabalhos e estudos. Ele interfere na parte psicológica da pessoa.

A pena prevista para o crime de stalking é de 6 meses a 2 anos de prisão. Existem agravantes que podem aumentar o tempo de reclusão.

O suspeito de 28 anos está preso em flagrante pela posse das armas de fogo, que são irregulares, mas também vai responder judicialmente pelo crime de stalking e pela ação contra o motoboy ferido. “Ele vai responder pelo crime de stalking, bem como pela lesão corporal. Vamos ver se isso pode se enquadrar em tentativa de homicídio”, disse o delegado.