Cidades
Acusado por morte de empresário, vereador é reeleito em Ituiutaba
O vereador Francisco Tomaz de Oliveira Filho foi reeleito com o terceiro maior número de votos em Ituiutaba
Acusado de ser o mandante do assassinato do empresário Leandro de Lima Xavier em 2020, o vereador Francisco Tomaz de Oliveira Filho foi reeleito com o terceiro maior número de votos em Ituiutaba.
Em agosto de 2021, o juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Roberto Bertoldo Garcia, declarou que havia provas para que o caso fosse a júri popular, mas o caso não andou desde então. Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, o vereador seria o mandante do crime.
O empresário Leandro de Lima Xavier foi assassinado dentro do próprio estabelecimento em 10 de junho de 2020, no Bairro Alcides Junqueira, em Ituiutaba. As câmeras de segurança filmaram a chegada do assassino, que seria Ronair Barbosa Teixeira.
Segundo as investigações, as provas de telefonemas e trocas de mensagens ligam os dois acusados.
Alguns dias antes do crime, o empresário havia criticado com um vídeo nas redes sociais a gestão da então administração municipal e do vereador Francisco Tomaz. Segundo a viúva, horas antes do crime, eles notaram um veículo e uma moto passaram em frente ao estabelecimento por algumas vezes.
Os familiares da vítima e uma parcela da população aguardam que o processo finalmente avance para uma resolução, com a marcação do julgamento aguardada desde a sentença de 2021. “Precisamos ver justiça sendo feita; está claro que as provas existem, e queremos uma resposta definitiva”, afirma um parente da vítima.
Francisco Tomaz de Oliveira Filho recebeu 1.143 votos pelo PDT. Durante a campanha, ele recebeu R$ 80.876,00 de doações, sendo R$ 80.000,00 da parte estadual do partido.