Mundo
Como funciona a técnica de embalsamento do corpo do Papa Francisco
Técnica de embalsamamento mantém corpo preservado para visitação pública
O papa Francisco morreu na segunda-feira, 21, aos 88 anos. O corpo do líder da Igreja Católica permanecerá em velório até sábado, 26, quando ocorrerá o funeral. O Vaticano já iniciou o processo de exposição do corpo na Basílica de São Pedro, onde milhares de fiéis devem passar para prestar as últimas homenagens.
Para preservar o corpo durante os dias de velório, a Igreja usa um método moderno de embalsamamento, em prática desde 1914. Segundo o anatomista Nikola Tomov, da Universidade de Berna, o procedimento começou com o papa Pio X e visa manter o corpo visivelmente intacto durante a exposição pública.
A técnica envolve a abertura das veias do pescoço ou da virilha para drenagem total do sangue, substituído por uma mistura química composta de formol, álcool, água e corantes. A substância interrompe o processo natural de decomposição, segundo o jornal britânico Daily Mail.
Leia mais
- Por que o funeral do Papa Francisco será mais simples? Veja exigências do pontífice
- Papa pode ser qualquer católico? Veja quem entra na disputa pelo Vaticano
- Entenda como o chefe da Igreja se sustenta sem ganhar salário
O corpo de Francisco chegou à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23, por volta das 4h da manhã (horário de Brasília). Fiéis poderão visitá-lo até sexta-feira, 25, nos seguintes horários:
- Quarta-feira (23): das 11h às 0h (6h às 19h de Brasília)
- Quinta-feira (24): das 7h às 0h (1h às 19h de Brasília)
- Sexta-feira (25): das 7h às 19h (1h às 14h de Brasília)
O funeral do papa está marcado para sábado, 26, com cerimônia no Vaticano e presença de chefes de Estado e líderes religiosos do mundo todo.