Notícias
Sem autorização, Legendários deixam lixo em parque estadual em MG
Legendários promoveu travessia não autorizada no Parque da Serra do Ouro Branco
O grupo cristão Legendários reconheceu, nesta quarta-feira (7), que errou ao deixar lixo no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais. A afirmação foi feita após a repercussão de um vídeo gravado por um ciclista, que denunciou a presença de resíduos no local onde o grupo realizou uma travessia em abril deste ano.
“Não deixamos de assumir o nosso erro de que o lixo não foi recolhido na hora, porém nossa equipe fez a limpeza na manhã seguinte. Pedimos desculpas pelo nosso erro, pois o lixo deveria ter sido pego na hora”, disse Raphael Maia, um dos coordenadores do movimento. O grupo também afirmou que tem como lema “deixar o lugar por onde passou melhor do que encontrou”.
Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a atividade promovida pelos Legendários foi realizada sem autorização. O órgão informou que a comunicação sobre o evento ocorreu apenas dois dias antes da travessia e que a documentação apresentada estava incompleta, sem detalhes sobre as ações previstas.
“A direção do Legendários comunicou que faria atividades no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco com apenas dois dias de antecedência. A documentação não esclareceu quais ações seriam realizadas. Não houve autorização para a travessia”, afirmou o IEF, por meio de nota.
Reincidência e críticas
O ciclista que fez o vídeo preferiu não se identificar. Segundo ele, esta não foi a primeira vez que o grupo deixou resíduos na área de preservação. “Já tentamos contato com eles. Disseram que jamais deixariam lixo e que seguiriam o plano de manejo. Passou a edição, eles voltaram como se nada tivesse acontecido”, disse.
A coordenação do grupo, por sua vez, nega a prática recorrente. “Procuramos sempre tratar o espaço com muito respeito, não violando nem a flora nem a fauna para não agredir a integridade do parque”, declarou o movimento.
Quem são os Legendários
Fundado em 2015 pelo pastor guatemalteco Chepe Tupzu, o Legendários é um movimento cristão voltado para homens. Em 2017, o grupo iniciou suas atividades no Brasil.
A proposta une pregações religiosas e desafios físicos em ambientes naturais. Os encontros são divulgados principalmente pelas redes sociais, onde influenciadores e personalidades compartilham a participação nos eventos.