Ciência
Satélite da era soviética deve retornar à Terra nesta semana
De acordo com cientistas da Nasa, não é possível saber exatamente onde o satélite irá pousar

Um satélite, parte de uma nave espacial lançada em 1972, deve retornar à Terra após ficar em órbita por mais de 50 anos. Segundo a Nasa, a Kosmos 482 foi lançada para fazer parte de uma missão a Vênus, mas acabou se separando em quatro partes. Então, por volta do próximo sábado (10), ela deve entrar na atmosfera do planeta.
Leia também:
- Asteroide muda de rota e pode atingir a Lua em 2032
- Mistério no Google Maps: mensagens em terreno baldio levantam teorias de crimes
- Terra será atingida por tempestade geomagnética ‘severa’
Como será a reentrada?
De acordo com os cientistas responsáveis, não é possível saber exatamente onde o satélite irá pousar. A trajetória de voo projetada da cápsula pode levá-la a qualquer lugar, de Londres até o extremo sul da América do Sul, onde fica o Chile, por exemplo.
Mesmo assim, sabe-se que é improvável que a queda cause danos aos seres humanos: “É muito mais fácil ganhar na loteria do que ser impactado por este pedaço de lixo espacial”, afirma Stijn Lemmens, analista sênior de Mitigação de Detritos Espaciais da Agência Espacial Europeia.
Como a cápsula de pouso é um objeto esférico com cerca de um metro de largura, resistente, e que foi construída para aguentar o calor e a pressão de Vênus, ela deve sobreviver a uma descida descontrolada pela atmosfera da Terra.