Cidades
Enfermeira é ferida com seringa após conflito em hospital infantil de BH
Profissional de saúde foi atingida durante atendimento no Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte
Uma enfermeira de 53 anos foi ferida na mão com uma seringa potencialmente contaminada durante um atendimento no Hospital Infantil João Paulo II, localizado no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na madrugada desta segunda-feira (29). O caso ocorreu quando a profissional realizava a coleta de sangue de um bebê de três meses.
Leia também:
- Aeroporto Confins em reabre com modernização tecnológica e operacional
- Homem é preso por atuar ilegalmente como enfermeiro em hospital de BH
- Belo Horizonte recebe 20 novos radares; saiba onde
Segundo relato feito à Polícia Militar (PM), a mãe da criança, de 25 anos, retirou a agulha do braço do filho e atingiu a servidora. Os exames realizados posteriormente confirmaram que tanto o bebê quanto a mulher são portadores do vírus HIV. A mãe, no entanto, negou ter agredido a profissional, alegando que apenas jogou a seringa no chão após retirá-la do braço da criança. Ela também disse ter agido por impulso, afirmando que a coleta estaria sendo feita de forma inadequada.
A enfermeira recebeu atendimento imediato e segue em acompanhamento médico, seguindo o protocolo de exposição a material biológico. A Polícia Civil (PC) disse, em nota, que a suspeita foi presa em flagrante.
Em nota, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que a servidora foi acolhida e está recebendo toda a assistência necessária. A instituição destacou ainda que repudia qualquer forma de violência contra trabalhadores da saúde e reforçou o compromisso com a segurança dos profissionais.
A direção do Complexo de Urgência, ao qual o Hospital Infantil João Paulo II pertence, afirmou estar colaborando com as autoridades para esclarecer os fatos.