Um adolescente de 14 anos, Matheus Santos Souza, foi morto a tiros pela Polícia Militar na última sexta-feira, 6 de setembro, em Feira de Santana, Bahia. Segundo relatos, o jovem estava na garupa de uma motocicleta no bairro do Papagaio quando fez uma brincadeira com dois amigos, anunciando um falso assalto.
A TV Subaé, afiliada da Globo, informou que Matheus não estava armado, e a brincadeira teria levado o jovem a morte.
De acordo com Mayane Sousa, irmã de Matheus, a brincadeira de fingir assaltos era algo comum entre o adolescente e seus amigos, que moravam no mesmo condomínio. No momento do ocorrido, Matheus teria puxado seu celular e dito “passa tudo” aos amigos que voltavam da escola.
No entanto, policiais que presenciaram a cena teriam interpretado a situação como um assalto real e atirado contra o jovem e o condutor da motocicleta, um homem de 33 anos.
“Ele sempre fazia essas brincadeiras. Só que quando ele fez dessa vez, os policiais viram e começaram a atirar. Ele não estava armado, estava só com o celular dele na cintura”, afirmou Mayane em entrevista à TV.
Matheus foi atingido na virilha e socorrido ao Hospital Emec, onde não resistiu aos ferimentos. O condutor da motocicleta, que foi atingido no ombro, passou por cirurgia no Hospital Clériston Andrade e já recebeu alta.