Cidades

Aeroporto Confins em reabre com modernização tecnológica e operacional

O Desembarque 1 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins, será reinaugurado no dia 25 de outubro, após ficar fechado desde 2023 para reformas. O espaço de dois mil metros quadrados passou por modernização tecnológica e arquitetônica, alinhada às mudanças implementadas na sala de embarque. Entre as novidades, estão sistemas de sonorização atualizados, controle de acesso, alarmes e detecção de incêndio, além da instalação de novas câmeras de monitoramento.

Leia também:

Advertisement

Cinco esteiras de restituição de bagagem foram reformadas, superando o Desembarque 2, que possui apenas três. O projeto também contempla a ampliação do número de elevadores e escadas rolantes, substituição da iluminação por LED, modernização dos sanitários e do sistema de climatização.

Investimentos a caminho

Nos próximos três anos, o BH Airport negocia com o Governo Federal um investimento de até R$ 250 milhões para modernizar o Terminal 1, melhorias previstas no acordo de concessão que ainda não tinham sido implementadas. Entre elas, está a construção de uma nova sala de embarque próxima ao portal 7, um sistema de bagagem doméstica moderno e reformas em áreas comuns, como vias de acesso, pátios de circulação, lojas, restaurantes e o mezanino do terminal.

Recorde de passageiros internacionais

O aeroporto também comemora resultados expressivos. Em julho, o terminal registrou recorde mais de 62 mil passageiros internacionais. Desse total, 31.116 desembarcaram e 31.237 embarcaram no aeroporto.

O BH Airport é o terceiro aeroporto com maior número de destinos no país e o segundo em voos domésticos. A malha internacional inclui rotas para Europa, América do Norte, América Latina e Caribe, com voos para Lisboa, Orlando, Cidade do Panamá, Willemstad, Santiago e Buenos Aires.

Maria Clara Landim

Jornalista formada pela PUC Minas, com experiência em fotojornalismo, assessoria de imprensa e jornalismo digital. Já atuou nas redes sociais e na redação da Rádio Itatiaia e como pesquisadora na Comunidade Quilombola de Pinhões. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.

Advertisement