O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentou um contratempo no último domingo (4) durante sua viagem de volta à Brasília. O jato Airbus A319 da Força Aérea Brasileira (FAB), que o transportava, precisou abortar a decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O incidente ocorreu por volta das 16h44, logo após o início da corrida de decolagem. Devido a um problema técnico identificado pela tripulação, foi necessário interromper o procedimento. O avião deu meia volta na pista e retornou ao pátio militar.
Após cerca de 20 minutos, o ACJ319, codinome Força Aérea Um, foi liberado para realizar o voo sem maiores complicações. Vale ressaltar que essa aeronave é considerada a principal utilizada para transporte presidencial no país.
Durante o fim de semana, Lula esteve cumprindo compromissos em São Paulo, entre eles o lançamento da obra do túnel do Porto de Santos e uma visita à fábrica da Volkswagen.
Apesar do incidente na decolagem, a equipe técnica da FAB agiu prontamente para solucionar o problema e garantir a segurança do presidente e demais passageiros a bordo.
A Força Aérea Brasileira possui um rigoroso protocolo de manutenção e inspeção de suas aeronaves, visando sempre o máximo de segurança em todas as operações.