Evite bebidas de procedência duvidosa e fique atento aos sinais de intoxicação por metanol; alerta é preventivo em BH
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte emitiu, nesta quarta-feira (1º), um alerta sobre o risco de intoxicação por metanol, uma substância tóxica que pode estar presente em bebidas adulteradas. A medida ocorre devido ao aumento de casos em outros estados brasileiros, como São Paulo e Pernambuco.
Leia também:
Apesar do alerta, não há registros de casos suspeitos ou confirmados na capital mineira. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Belo Horizonte confirmou que não recebeu notificações sobre intoxicações ou óbitos relacionados ao metanol.
Em São Paulo, até o momento, foram registradas 37 notificações de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol:
O Ministério da Saúde alerta que o número de casos suspeitos pode aumentar devido ao reforço das medidas de vigilância em todo o país. Até 30 de setembro, foram registradas 26 notificações de intoxicação suspeita em diferentes estados, com destaque para São Paulo e Pernambuco.
As autoridades de saúde reforçam que a prevenção é a melhor forma de proteção:
A SMSA reforça que toda a rede de saúde está orientada para identificar casos suspeitos e prestar assistência imediata se necessário, garantindo a segurança da população de Belo Horizonte.