Uma criança de 2 anos precisou ser socorrida com urgência depois de ser picada por um escorpião na última quarta-feira (30), em São José da Lapa, na região metropolitana de BH. A Polícia Militar foi acionada e levou o menino para o Hospital Pronto Socorro João XXIII, na capital, referência em atendimento de vítimas picadas por animais peçonhentos.
As autoridades teriam sido acionadas pela avó da criança por volta das 17h40. Foi então que os policiais levaram o menino e a família para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vespasiano, também na Grande BH. No entanto, o local informou que o soro antiescorpiônico estaria disponível apenas no Joõa XXIII, na capital mineira.
Durante o trajeto, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) passou as informações da criança para o hospital, a fim de agilizar o atendimento emergencial. Em um trecho do boletim de ocorrência, foi relatado que os militares “se deslocaram com prioridade, com os sinais sonoros e luminosos acionados, em direção ao hospital”.
Além disso, “durante o trajeto, a criança apresentou agravamento de seu quadro, vomitando e perdendo a consciência por diversas vezes”. Uma enfermeira também informou ao documento que caso o menino não tivesse recebido o soro naquele momento, poderia ter morrido.