Cidades
BH pode aprovar Lei que obrigará veículos elétricos até 2028
A troca de um carro convencional por um veículo elétrico pode trazer benefícios para o meio ambiente e para a saúde pública. Os veículos elétricos não emitem poluentes diretamente, o que significa que podem ajudar a reduzir o combustível do ar e os efeitos negativos à saúde associados a ela.
Pensando nisso a cidade de Belo Horizonte pode ser tornar uma das primeiras grandes capitais do país a tornar Lei que veículos que prestes algum tipo de serviço por meio de concessão, permissão ou autorização, incluindo o transporte coletivo, táxi e veículos à disposição de órgãos e agentes da administração municipal, se tornem elétricos.
Pode ser votado nesta terça-feira (18/4), às 15h, o Projeto de Lei 392/2022, de Gabriel (sem partido) e outros 11 parlamentares, que determina a substituição total dos veículos por modelos elétricos até 2028.
Vantagens
Os veículos elétricos geralmente têm menor custo de operação e manutenção em comparação com os carros convencionais, devido à sua simplicidade mecânica e menor número de peças móveis.
A eletricidade necessária para abastecer um veículo elétrico também é geralmente mais barata do que a gasolina ou diesel necessário para abastecer um carro convencional.