A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na última terça-feira (30) que a campanha de vacinação contra a gripe continuará gratuita até o dia 31 de julho. A prorrogação de dois meses foi orientada pelo governo de Minas Gerais para que a imunização não seja interrompida até a próxima remessa. Atualmente, BH está com um estoque de 360 mil doses.
Além dos 152 postos que continuarão vacinando, há algumas farmácias parceiras da Prefeitura que também podem ser procuradas. As redes Drogarias Pacheco, Drogaria Araujo, Droga Clara e Drogarias Extra Popular são pontos de imunização. Já crianças de 6 meses a 12 anos podem receber as doses apenas nos centros de saúde.
A continuidade da Campanha de Vacinação, iniciada em abril, tem como objetivo aumentar a cobertura de imunização dos grupos prioritários. No grupo de crianças e gestantes em Minas Gerais, por exemplo, a porcentagem de cobertura vacinal varia entre 34,90% e 39,31%. Os dados foram divulgados pela SES-MG, sendo que a meta para a população acima de 6 meses é de 90%.
Até o momento, o estado recebeu 7.467.960 doses de vacina contra influenza e para a continuidade da Campanha, a SES-MG receberá do Ministério da Saúde mais 1 milhão de doses, que chegam nesta quinta-feira (01/06).
Na farmácia, é necessário a apresentação de um documento com foto e o cartão de vacinação. Podem se vacinar:
-pessoas com mais de 13 anos;
-idosos a partir de 60 anos;
-gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
-pessoas imunossuprimidas;
-trabalhadores da área de saúde;
-pessoas com comorbidades;
-professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada;
-Agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento;
-Caminhoneiros;
-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
-Trabalhadores portuários;
-Funcionários do sistema prisional.