Cidades

BH tem sensação térmica de -20ºC e temperatura de 9ºC; entenda essa diferença

Esta terça-feira (30) começou gelada em Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 90km/h durante a madrugada. Às 6h da manhã, a Estação Cercadinho, na região Oeste da capital, registrou 9,3ºC, com sensação térmica de -20ºC.

Conforme a Defesa Civil, áreas mais elevadas de BH também sentiram o frio intenso. Em virtude das rajadas de vento, a sensação térmica chegou a -20,3 °C em bairros como Belvedere, Mangabeiras e Buritis, na região Centro-Sul.

Advertisement

Mas o que significa dizer que a temperatura mínima foi de 9ºC com sensação térmica de -20ºC? Nós fomos atrás de especialistas para entender como é feito esse cálculo.

Sensação térmica x temperatura

Segundo Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet, a sensação térmica é como o corpo recebe essa exposição ao vento e baixas temperaturas. “Basicamente, sensação térmica é como nosso corpo percebe a temperatura, considerando fatores como vento, umidade e altitude. Já a temperatura é medida pelo termômetro. É algo momentâneo, não é nada contínuo ao longo do dia. Outro ponto importante é que o ponto de medição fica a 1200 metros acima do nível médio do mar, o que também contribuiu para uma sensação térmica ainda maior”, explica.

E essa sensação também vale para dias de calor. No entanto, em caso de sensação de calor muito intenso, chama-se de índice de conforto térmico, que é mais influenciado pela umidade do ar. “Normalmente, se a temperatura estiver agradável, sem vento e umidade do ar alta, sentimos como se a temperatura estivesse mais alta do que a registrada nos termômetros. O vento ameniza o calor em dias muito quentes. Mas se estiver úmido demais vamos sentir mais calor que o normal, do que registrado nos termômetros”, diz.

Por fim, ele explica que tanto o índice de conforto quanto a sensação térmica são calculados. “Consideramos vários fatores, é um cálculo bem complexo. Levamos em conta temperatura, vento, umidade e variáveis de termorregulação do corpo humano”, finaliza.

Previsão para os próximos dias

Nessa segunda-feira (29), a capital mineira foi a terceira cidade do país com maiores rajadas de vento, que atingiram os 22 km/h.  E segundo o Inmet, a tendência segue.

A capital mineira terá um fim de agosto com tempo seco e índices críticos de umidade relativa do ar, que deve atingir os 35% durante a tarde. A temperatura máxima prevista para esta terça-feira (30) em BH é de 22°C. 

Não há previsão de chuva para os próximos dias. Já para o início de setembro, são esperadas pancadas rápidas, típicas da transição entre a estação seca e a chuvosa.

Lembrando que em dias de baixa temperatura é preciso se hidratar mais, evitar banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele e, em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, manter as janelas abertas para ventilação. 

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. 

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

.

Redação Aqui

Advertisement

Ver Comentários