Nem só de incêndios, alagamentos, desmoronamentos, salvamentos de animais são os dias dos bombeiros. Muitas vezes, eles são chamados para outras ocorrências, muitas delas inusitadas. Em São João del-Rei, por exemplo, foi por meio de uma videochamada que um bombeiro conseguiu salvar uma idosa, de 78 anos, que estava engasgada.
O fato ocorreu na tarde dessa quinta-feira (30/11). O telefone toca e o cabo Sena atende. Do outro lado da linha, familiares, apavorados, pediam socorro, informavam que uma idosa estava engasgada no bairro Senhor dos Montes.
O militar pediu informações. Os parentes disseram que a mulher teria se engasgado com um pedaço de carne e não conseguia respirar. De imediato, o cabo Sena acionou a equipe de resgate para o local. No entanto, enquanto a viatura se deslocava, o bombeiro explicou aos solicitantes o procedimento a ser adotado para auxiliar na desobstrução.
“Nesse tipo de situação, temos que orientar via telefone pois, como a vítima não está respirando, cada segundo é fundamental. Por isso, expliquei sobre como fazer a manobra de Heimlich, que é o modo mais eficaz de conseguir a desobstrução”, explicou Sena.
Depois de passar as primeiras informações, o cabo conta que as pessoas que estavam do outro lado da linha não estavam conseguindo entender o procedimento.
Nesse instante, ele teve uma ideia que acabou sendo determinante para o salvamento da idosa. “Como todos no local estavam muito nervosos, notei que as orientações por telefone não estavam surtindo efeito. Por isso, tive a ideia anotar o telefone de uma das pessoas que estavam próximas e utilizar um aplicativo de mensagens para realizar uma chamada de vídeo. Assim, pude observar o que estava sendo feito de errado e também pude corrigir, tornando a ação mais eficiente”, conta ele.
Logo depois de explicar, visualmente os procedimentos, a vítima já conseguia respirar, mesmo com dificuldade. Nesse instante, a unidade de resgate do CBMMG chegou ao local para a continuação do atendimento e fez a condução da vítima ao hospital.
Orientações
Em casos semelhantes, o Corpo de Bombeiros diz que a primeira orientação é, para prestar os primeiros atendimentos em adultos, observar o estado da vítima: se está consciente, respira normalmente, consegue falar e tossir. Caso a resposta seja afirmativa para essas perguntas, a vítima deve ser encaminhada para um hospital o mais rápido possível.
Se a vítima (adulta ou criança) está consciente, porém não consegue falar ou tossir, será necessário iniciar as compressões abdominais contínuas, denominada manobra de Heimlich, até desalojar o corpo estranho ou até a vítima tornar-se inconsciente.
Caso não se sinta preparado para executar as compressões, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros para receber orientação por telefone. O número é o 193.
Em caso de bebês que tenham se engasgado por líquido, a mãe ou pai deve fazer a sucção boca a boca e nariz da vítima e executar duas tentativas de ventilação. Caso a obstrução se mantenha, vire o bebê e dê cinco pancadas nas costas, entre as escápulas.
Em seguida, vire o bebê novamente e sobre uma superfície rígida ou antebraço faça as cinco compressões no tórax, entre os mamilos. Também em caso de ingestão de objetos sólidos, proceda com as pancadas nas costas e compressões no tórax.
Para qualquer uma das vítimas, adulta, criança ou bebê, caso esteja inconsciente e não respire, realize a ressuscitação cardiopulmonar (compressões torácicas). Lembrando que, em caso de dúvida, ligue o mais rápido para o 193 e se mantenha calmo para executar as tentativas de salvamento.