Na última terça-feira (13), vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovaram uma mudança na bandeira da capital mineira. O novo leiaute foi proposto pelos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos) em um projeto de lei, que também deverá ser votado em um referendo popular após o 2° turno de votação.
No novo modelo, a bandeira teria a cor verde, representando a Serra do Curral, azul, representando o céu e um sol amarelo sendo que a atual tem um brasão de armas do município com o fundo branco. Além da decisão recente, os vereadores Pedro Patrus (PT) e Bruno Pedralva (PT) apresentaram uma emenda para que seja feito o 2° turno e um referendo popular antes de chegar à mesa do prefeito Fuad Noman (PSD).
O designer Gabriel Figueiredo falou sobre o desenho no início do mês. “O projeto surgiu por uma inquietação minha pelo fato de Belo Horizonte não ter uma bandeira. A cidade tem um brasão, que está cumprindo um acúmulo de funções, cumpre a função que não é a dele. O brasão é ótimo, não precisa ser alterado, mas brasões e bandeiras têm propósitos diferentes”, disse em audiência pública sobre o tema.
Com novos debates no Legislativo, a cidade poderá ganhar um novo símbolo, mas nas redes sociais moradores de Belo Horizonte chamaram atenção para problemas que a cidade enfrenta como, por exemplo, do transporte público.
Na publicação da notícia, um internauta comentou: “Aprovar mudança no sistema de transporte público ninguém quer”. Outro escreveu em tom de ironia: “A gente está tendo que ir trabalhar com ônibus que perde roda no meio do trajeto, mas ainda bem que eles estão trabalho no que importa”.