A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou o mais recente boletim epidemiológico nesta quarta-feira, 1°, e trouxe números quanto a taxa de exames positivos para Covid-19 registrados logo após o período de Carnaval.
Atualizado no dia 27, segunda-feira, o gráfico mostra duas informações importantes. A primeira é a queda de exames positivos entre a sexta-feira, 17 e a quarta de cinzas, 22. No período a taxa de positivos caiu pela metade do que vinha sendo registrado nos dias anteriores. O motivo, é claro, é atribuído ao feriado.
Na quinta-feira, 23, logo após a folia, porém, os casos de Covid subiram expressivamente, para 10,6 casos por 100 mil habitantes, ante uma média de 8 antes da folia. No dia seguinte, a taxa quase dobra, indo para 18,3 casos por 100 mil.
Até o momento, Belo Horizonte é a única cidade do Sudeste que não avançou sobre a vacinação da quarta dose para menores de quarenta anos.
A vacina bivalente começou a ser aplicada nesta semana, mas enquanto o Ministério da Saúde orienta as cidades a aplicarem em idosos acima de 70 anos, BH restringiu a aplicação a maiores de 80.
A prefeitura alega que foram enviadas doses insuficientes para todos os públicos.