Começou a valer neste domingo, 23, a nova tarifa de ônibus aplicada pelas empresas de transporte público de Belo Horizonte, que agora cobram um valor de R$ 6 pela ida e mais R$ 6 pela volta. Isto é claro, para quem precisa de apenas um ônibus por trecho.
A qualidade do transporte, porém, é a maior reclamação entre os usuários, que enfrentam veículos com condições precárias e muitas vezes desumanas.
Foi o caso da linha 5201 (Centro/Buritis) em janeiro deste ano, quando uma moradora de BH foi flagrada por outro passageiro tendo de abrir uma sombrinha dentro do coletivo porque ele estava péssimas condições e a chuva entrava dentro do ônibus.
Em menos de um ano os usuários fizeram mais de 1500 reclamações sobre as condições dos veículos que atendem a capital. Pouco foi feito, visto que diariamente as mesmas situações se repetem pela cidade.
O aumento da passagem está condicionado a não aprovação do subsídio de meio bilhão proposto pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.
O presidente da Câmara, Gabriel Azevedo, porém, quer que as empresas sejam obrigadas a darem contrapartidas em troca do grande volume de dinheiro.
Existem muitas cidades no mundo que oferecem subsídios para transporte público, incluindo ônibus. Algumas das cidades mais conhecidas que oferecem subsídios para ônibus incluem: