Cidades

Escola Municipal de BH com nova usina fotovoltaica será autossustentável

A Escola Municipal Herbert José de Souza, do bairro Novo Aarão Reis, Norte de Belo Horizonte, agora será autossustentável. Isso porque, a Prefeitura da cidade, em parceria com o Programa COMPasso da Escola de Arquitetura da UFMG, a ONU Habitat e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, inaugurou no último sábado (09) uma usina fotovoltaica.

Com isso, toda a energia elétrica gerada será suficiente para a unidade escolar. O sistema elétrico também já está ligado a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). No evento de inauguração, estavam presentes o Secretário de Educação de Belo Horizonte, Charles Martins Diniz, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Reis Nogueira de Barros.

Advertisement

“Esse é um projeto muito interessante que a Secretaria Municipal de Educação apoia e busca novas formas de ampliação. A usina da Escola Municipal Herbert José de Souza é um projeto-piloto, mas o objetivo é zerar o passivo energético de toda a Secretaria Municipal de Educação até 2024” disse Charles Diniz.

Atendendo a uma grande população da região Norte da cidade, a Escola Municipal tem outros projetos ligados ao meio ambiente e é referência por atender muitos alunos. O projeto colocado em prática foi pensado em 2019 e incluía não só Belo Horizonte, como outras setes cidades brasileiras. A ideia é justamente utilizar a energia fotovoltaica e receber além de financiamento, serviços de consultoria.

A inauguração na Escola Municipal Herbert José de Souza é apenas o pontapé inicial do Projeto Escolas Solares na cidade, que visa implementar o mesmo sistema em outras unidades.

Mariana Valbão

Advertisement