Entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, a capital mineira será palco da 17ª edição da Cine BH (Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte). O evento promete agradar diferentes públicos em oito pontos da cidade. Todo o festival será gratuito e o tema deste ano será “Territórios da Latinidade”.
A seleção do Cine BH conta com cerca de 80 filmes, nacionais e internacionais, além do evento propor uma vasta programação com atividades como debates, oficinas e laboratórios. Raquel Hallak, coordenadora geral do evento, ressaltou a importância do festival para as discussões sobre cinema na capital mineira.
“A Mostra Cine BH, é um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual e traz perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro”, disse.
” O evento centra o foco no cinema latino-americano, criando pontes e conexões com os países vizinhos e ampliando as oportunidades de negócios para o cinema brasileiro”, explicou ressaltando o sentido do tema escolhido.
O Festival acontecerá nos seguintes espaços culturais: Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec, Fundação Clovis Salgado, Sala de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Sesc Palladium, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Praça da Liberdade.
A curadoria do Cine BH desta edição tem coordenação geral de Cleber Eduardo e equipe curatorial formada por Ester Fér, Leonardo Amaral, Marcelo Miranda, Tatiana Carvalho Costa.