No último fim de semana, o Lincoln Park Zoo, em Chicago, se despediu de um de seus residentes mais queridos, o filhote de leão Lomelok. Com apenas 1 ano e 5 meses, Lomelok havia conquistado o coração de moradores e turistas, mesmo nascendo com uma deformidade que afetava sua mobilidade.
Uma vida de luta e carinho
Desde o nascimento, Lomelok enfrentou desafios devido a uma malformação na parte inferior da coluna. Apesar de uma operação realizada no início deste ano para tentar corrigir o problema, o pequeno leão continuava a sofrer. O nome Lomelok, que significa “doce” na língua Maa, falada no Quênia e na Tanzânia, refletia bem sua personalidade cativante e tranquila.
Lomelok era conhecido por seu comportamento descontraído, encantando visitantes ao deitar de cabeça para baixo e mostrar a barriga branca. “Ele fisgou o coração dos frequentadores do zoológico ao lidar com seu defeito de nascença na coluna”, destacou a direção do zoo em um comunicado.
A difícil decisão
Após várias tentativas de tratamento, os veterinários diagnosticaram Lomelok com um estreitamento dos canais nervosos. A situação se agravou quando o leãozinho apresentou uma obstrução gastrointestinal que exigiria uma cirurgia intensa e uma longa recuperação em isolamento. Diante desse cenário, a equipe do zoológico tomou a difícil decisão de sacrificar Lomelok para poupá-lo de mais sofrimento.
“Não há palavras para expressar o quão profundamente sentiremos sua falta. O Lincoln Park Zoo lamenta essa perda”, declarou Cassy Kutilek, curadora de mamíferos do zoológico, ao “Daily Star”.
Repercussão nas redes sociais
A história de Lomelok ressoou fortemente nas redes sociais. O zoológico compartilhou a notícia no X (antigo Twitter), expressando sua tristeza: “Essa perda será sentida por muitos. Nossas equipes estão sofrendo e estamos de luto. Nossos corações estão com todos que se preocupam com esse leão especial”.
Internautas de diversas partes do mundo manifestaram seu pesar. “Sinto muito pela perda. Ele era amado por muitos”, escreveu uma usuária. Outra comentou: “Pobre bebê 🙁 Eu o vi em outubro do ano passado e abril deste ano. Sentiremos falta dele”. Um terceiro internauta desabafou: “Meu coração está partido. Tenho certeza que o do zoo também. Obrigado por lhe dar carinho”.
Algumas pessoas questionaram se não havia outra solução: “Nada mais poderia ser feito?”, perguntou uma usuária. No entanto, a decisão foi tomada com o bem-estar de Lomelok em mente, garantindo que ele não sofresse mais.
Uma lembrança duradoura
Embora sua vida tenha sido curta, Lomelok deixou uma marca profunda em todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Sua luta e doçura serão lembradas, e sua história continuará a tocar o coração de muitos. O Lincoln Park Zoo, juntamente com seus visitantes, mantém viva a memória desse leãozinho especial, celebrando a alegria que ele trouxe durante sua breve estadia.