Cidades

Flávio Dino toma posse no STF: conheça a trajetória e veja AO VIVO

Publicado

em

Reprodução - TV Senado

O agora Ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Flávio Dino, toma posso do cargo na tarde desta quinta-feira, 22, após indicação do presidente Lula e aprovação do Senado Federal no final do ano passado.

Dino foi juiz federal antes de largar a carreira como magistrado para se tornar deputado federal pelo estado do Maranhão.

Depois foi governador do estado por dois mandatos e então decidiu se candidatar em 2022 ao cargo de senador, sendo eleito também pelo Maranhão.

Quando o presidente Lula assumiu seu terceiro mandato como chefe do executivo federal, assumiu como ministro da Justiça. Ao ser indicado ao STF, Dino deixou o ministério, que foi assumido pelo ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski.

Assista a posse ao vivo:

Trajetória de Flávio Dino:

Judiciário:

  • Juiz Federal (1994-2006): Aos 25 anos, Dino ingressou na magistratura como juiz federal, cargo que ocupou por 12 anos, inclusive como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) entre 2000 e 2002.expand_more

Legislativo:

  • Deputado Federal (2007-2011): Em 2006, Dino se filiou ao PCdoB e foi eleito Deputado Federal pelo Maranhão, exercendo mandato por um período de quatro anos.expand_more Durante esse tempo, destacou-se por sua atuação na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública.

Executivo:

  • Governador do Maranhão (2015-2022): Eleito por dois mandatos consecutivos, Dino implementou políticas públicas que resultaram em:
    • Redução da criminalidade
    • Melhoria na educação e saúde
    • Investimento em infraestrutura
  • Ministro da Justiça e Segurança Pública (2023-2024): Convidado pelo presidente Lula, Dino liderou o combate ao crime organizado e à corrupção, além de fortalecer as polícias e defender os direitos humanos.
Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.