O Google vem passando por um período de reestruturação e cortes desde a semana passada e os escritório brasileiros não ficaram de fora. Dessa vez, o setor afetado foi o de publicidade.
Para os colaboradores afetados, o processo tem sido confuso. Os horários das reuniões de desligamento não foram definidos e eles possuem poucas informações sobre o que acontecerá com eles, ficando dependente do compartilhamento de informações entre colegas para entenderem o futuro dentro da empresa.
Segundo a empresa, mais demissões estão por vir. Em comunicado oficial, o Google afirmou que todo ano passa por um processo rigoroso para estruturar sua equipe de forma a oferecer o melhor serviço aos clientes do serviço de anúncios Ads.
Nesse sentido, algumas centenas de funções em todo o mundo estão sendo eliminadas, mas os funcionários afetados poderão se candidatar a vagas abertas dentro da equipe ou em outras áreas da empresa.
Diferente de um layoff generalizado, o Google está tratando os cortes como uma decisão delegada para cada área. No ano passado até 10 mil pessoas foram demitidas de uma vez.
A redução de operações está relacionada à busca por maior eficiência determinada por cada time.
Embora o processo esteja sendo turbulento, muitos já esperavam por essa situação. A cultura do Google tem passado por mudanças drásticas nos últimos anos.
Funcionários veteranos acreditam que as decisões vêm da alta direção. Nas levas de desligamentos anteriores, equipes como Maps/Geo, shopping, ads e confiança e segurança também foram afetadas.
Segundo a Bloomberg, até mesmo cargos de vice-presidentes e diretores foram impactados. Spyro Karetsos, ex-diretor de conformidade, é um dos demitidos.
O escritório de Belo Horizonte também será afetado. Com centenas de funcionários, alguns devem deixar a empresa até o final de 2024.