Cidades

Governo da Argentina começa a expulsar estudantes brasileiros: “Falso”

Governo argentino colocou em prática ação para expulsar brasileiros que foram ao país estudar nas faculdades públicas.

Publicado

em

(Pablo Porciuncula/AFP)

O novo governo argentino decidiu colocar em prática uma atuação mais severa com brasileiros que foram para o país estudar medicina em faculdades públicas do país vizinho, que oferece educação gratuita.

De acordo com uma matéria do portal Uol nesta quarta-feira, 21, dezenas de brasileiros estão sendo parados nas fronteiras quando chegam nos aeroportos argentinos sob acusação de estarem indo fazer “falso turismo”.

Uma Lei de 2014 prevê que brasileiros e argentinos podem visitar ambas as nações e ficarem por um período de 90 dias, estendidos por mais 90, de forma facilitada e ainda requerer uma autorização para conseguirem residência em ambos.

De acordo com estudantes ouvidos pelo site, as alegações no aeroporto são sempre de que os viajantes estariam simulando uma viagem de turismo para poderem estudar de graça no vizinho.

“O funcionário de migrações disse na minha cara que recebeu ordens de cima e que eles não querem estudantes latino-americanos”, disse um relato.

A Argentina também implementou uma nova prática e agora requer que os brasileiros comprovem que têm uma passagem de retorno. Caso contrário são expulsos e enviados de volta ao país.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.