Conecte-se conosco

Cidades

Instalação de novas catracas em campus da UFMG reforça a segurança da universidade

Aumento de ocorrências de roubos e furtos dentro da UFMG fez reitoria adotar medida para aumentar segurança no campus

Publicado

em

Catracas vão ser instaladas na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Faculdade de Letras (FALE), Escola de Ciência da Informação (ECI) e na Escola de Veterinária | Foto: Pedro Faria

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está implantando um novo sistema de catracas nas entradas do campus para melhorar a segurança dos alunos e profissionais que trabalham na Universidade. A medida faz parte do Plano Diretor de Segurança Universitária, que vem sendo implantado desde 2010. 

Além da instalação das novas catracas, a administração da Universidade também está fazendo a manutenção da iluminação nas ruas e estacionamentos e instalando câmeras de monitoramento. A instalação das catracas iniciou em 2011 e os equipamentos estão sendo adquiridos ao longo dos anos para modernizar os locais onde o controle já era realizado.

Ocorrências dentro do campus

As novas catracas estão sendo instaladas em alguns prédios da UFMG | Foto: Pedro Faria

O campus da UFMG já foi alvo de operações das forças de segurança. Em maio de 2019, cinco pessoas foram presas suspeitas de tráfico de drogas na Faculdade de Belas Artes e na Faculdade de Filosofia. Segundo as investigações, nenhum suspeito estudava na Universidade. A Polícia Civil identificou que os suspeitos tinham relação com o tráfico de drogas da Favela do Sumaré, na Região Noroeste de Belo Horizonte, e assumiram um ponto de drogas dentro da Universidade. Eles se passavam por estudantes e tinham livre acesso aos prédios. A droga era vendida dentro do Diretório Acadêmico de Filosofia da UFMG.

Em nota, a UFMG afirmou que o sistema de catracas no campus funciona há anos em alguns locais, como a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A ideia agora é estender para todo o campus, então, para isso, estão implantando a estrutura na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Faculdade de Letras (FALE), Escola de Ciência da Informação (ECI) e na Escola de Veterinária. 

Continue lendo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments