Cidades
Jovem é presa por extorsão digital em página de fofocas em MG
Polícia Civil cumpriu mandado de prisão e bloqueou contas bancárias ligadas à prática de extorsão digital em Minas Gerais
Uma jovem de 21 anos foi presa preventivamente pelo crime de extorsão digital em Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil (PC), a jovem é suspeita de administrar uma página de fofocas em rede social e cobrar cerca de R$300 para remover postagens difamatórias contra moradores da cidade, que tem pouco menos de 30 mil habitantes.
Leia também:
- Mulher que mordeu língua de estuprador é absolvida após 61 anos
- Discussão entre gerente e cliente termina em agressões físicas em academia no bairro Guarani, em BH
- Motorista perde justa causa por vídeo de manobras perigosas com caminhão na Grande BH
A investigação, batizada de Operação Maledicta Bocca, durou cerca de 50 dias e apontou que as extorsões se tornaram a principal fonte de renda da investigada. O perfil, que foi suspenso pela Justiça, publicava conteúdos ofensivos e prejudicava a vida social das vítimas.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Bruno Vinícius, ao menos três vítimas já foram identificadas. “Ela caluniou e difamou a cidade inteira. A pena pode ultrapassar dez anos de prisão e, se todas as extorsões forem confirmadas, pode chegar a no mínimo 12 anos”, afirmou. O delegado também destacou que a equipe analisou mais de 12 mil páginas de conteúdo.
A Justiça determinou, além da prisão preventiva, o bloqueio das contas usadas para receber os valores e a suspensão da página responsável pelas publicações. A suspeita está presa na Penitenciária Professor Aloisio Inácio Oliveira, em Uberaba, Minas Gerais, e além da extorsão, ela também é investigada pelos crimes de difamação e injúria.
O delegado orienta que todas as pessoas que se sentiram lesadas e que efetuaram pagamentos procurem a PC para registrar boletim de ocorrência, medida considerada fundamental para responsabilizar a investigada.