Cidades

Jovem é presa por extorsão digital em página de fofocas em MG

Uma jovem de 21 anos foi presa preventivamente pelo crime de extorsão digital em Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil (PC), a jovem é suspeita de administrar uma página de fofocas em rede social e cobrar cerca de R$300 para remover postagens difamatórias contra moradores da cidade, que tem pouco menos de 30 mil habitantes.

Leia também:

Advertisement

A investigação, batizada de Operação Maledicta Bocca, durou cerca de 50 dias e apontou que as extorsões se tornaram a principal fonte de renda da investigada. O perfil, que foi suspenso pela Justiça, publicava conteúdos ofensivos e prejudicava a vida social das vítimas.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Bruno Vinícius, ao menos três vítimas já foram identificadas. “Ela caluniou e difamou a cidade inteira. A pena pode ultrapassar dez anos de prisão e, se todas as extorsões forem confirmadas, pode chegar a no mínimo 12 anos”, afirmou. O delegado também destacou que a equipe analisou mais de 12 mil páginas de conteúdo.

A Justiça determinou, além da prisão preventiva, o bloqueio das contas usadas para receber os valores e a suspensão da página responsável pelas publicações. A suspeita está presa na Penitenciária Professor Aloisio Inácio Oliveira, em Uberaba, Minas Gerais, e além da extorsão, ela também é investigada pelos crimes de difamação e injúria.

O delegado orienta que todas as pessoas que se sentiram lesadas e que efetuaram pagamentos procurem a PC para registrar boletim de ocorrência, medida considerada fundamental para responsabilizar a investigada.

Maria Clara Landim

Jornalista formada pela PUC Minas, com experiência em fotojornalismo, assessoria de imprensa e jornalismo digital. Já atuou nas redes sociais e na redação da Rádio Itatiaia e como pesquisadora na Comunidade Quilombola de Pinhões. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.

Advertisement
Publicado por
Maria Clara Landim
Tags: Minasgerais