O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou um tom mais incisivo em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante um discurso realizado em Belford Roxo, no Rio de Janeiro.
O líder petista visitou o município na última terça-feira, dia 6, para inaugurar uma escola municipal e anunciar a criação de um instituto federal de educação, além da construção de um hospital oncológico na região.
Embora não tenha mencionado nomes diretamente, Lula fez referências claras ao seu antecessor durante seu discurso.
Ele afirmou que “o maluco que governou esse país” era alguém desequilibrado, que não entendia nada além de proferir absurdos, propagar ódio e ofender os outros:
“Me parece que o maluco que governou esse País era um aloprado, não entendia nada além de falar bobagem, pregar o ódio e ofender os outros”.
Em outro momento de sua fala, o ex-presidente atribuiu a Bolsonaro a responsabilidade pela morte de 700 mil pessoas no país, referindo-se à forma como o ex-presidente minimizava a gravidade da Covid-19, chamando-a de “gripezinha”. Lula enfatizou que uma pessoa ignorante como Bolsonaro jamais deveria ter ocupado a Presidência, e deveria ter permanecido em outro lugar sem jamais sair.
Ontem, também em Belford Roxo, o presidente Lula almoçou com o prefeito Waguinho, do partido Republicanos, e a ex-ministra do Turismo Daniela Carneiro. Os três estiveram presentes na inauguração de uma escola municipal que recebeu o nome de Arthur Lula da Silva, neto do ex-presidente, que faleceu em 2019 aos sete anos de idade. O presidente retornará para Brasília na sexta-feira.
A visita de Lula a Belford Roxo e seus pronunciamentos têm gerado ampla repercussão, tanto nas redes sociais quanto na imprensa. A polarização política e as críticas ao governo atual têm sido temas recorrentes nas discussões políticas no país. A população aguarda ansiosamente para ver como essas declarações impactarão o cenário político nacional e se influenciarão nas próximas eleições.