O deputado português André Ventura, líder do partido de ultra-direita ‘Chega’, de Portugal, disse nesta quarta-feira, 6, que caso vença a eleição e se torne o primeiro-ministro do país, não permitirá uma visita do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em um discurso retórico e populista, feito para uma base de eleitores com muitos brasileiros e que ironicamente são contra a imigração, ele disse que
“Se o Chega vencer as eleições legislativas, o senhor presidente do Brasil, Lula da Silva, não vai entrar em Portugal”, disse, ouvindo aplausos da plateia.
O deputado seguiu dizendo que caso Lula insista em visitar Portugal durante seu possível mandato como líder do parlamento português, Lula seria preso:
“Eu garanto-vos que, se eu for primeiro-ministro, o senhor Lula da Silva ficará no aeroporto. E, se insistir, vai para uma cadeia”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro fez declarações pedindo votos para os brasileiros em André Ventura:
“A todos de Portugal, em especial aos brasileiros, nós temos um encontro aí com as urnas. É muito importante para todos nós que André Ventura, do Chega, consiga essa cadeira de primeiro-ministro”.