
Segundo Franklin Nelson Ribeiro, o inseto parecia ter aproximadamente seis centímetros | Franklin Nelson
Um morador de Santos, no litoral de São Paulo, levou um susto incomum ao passar pela cozinha de seu apartamento e encontrar no teto uma mosca-da-madeira, considerada uma das maiores do mundo.
Leia também:
O trabalhador portuário Franklin Nelson Ribeiro contou ao g1 que acendeu a luz da cozinha e escutou um ruído estranho. Olhando para o teto, pensou que se tratava de um besouro, mas quando subiu em uma escada e chegou mais perto para capturar o inseto, se surpreendeu com seu tamanho: cerca de seis centímetros. As moscas domésticas, por sua vez, costumam ter entre 0,6 e 0,8 centímetros.
Embora ocorram em florestas tropicais e subtropicais da América do Sul e não sejam muito comuns em ambientes urbanos, como o bairro Ponta da Praia, onde Franklin vive, as moscas do gênero Pantophthalmus podem aparecer e não oferecem riscos às pessoas.
No dia seguinte, o homem levou o inseto a uma área com árvores, perto do seu local de trabalho, e o libertou. Ele já havia consultado um jornal local e confirmado que a espécie não representa perigo.
As moscas-da-madeira têm esse nome em decorrência do desenvolvimento de suas larvas, que acontece dentro da madeira em decomposição. Elas consomem a matéria vegetal enquanto crescem.