Feriado de 8 de dezembro altera funcionamento de parques, serviços públicos e espaços culturais em Belo Horizonte
A celebração da Imaculada Conceição, devoção tradicional que remonta ao período em que Belo Horizonte ainda era o arraial do Curral Del Rei, altera o funcionamento de diversos serviços na capital nesta segunda-feira (8). A data, instituída como feriado municipal, integra a memória religiosa herdada de Sabará, cuja paróquia matriz é dedicada à mesma padroeira.
A tradição foi preservada mesmo após a construção da nova capital, mantendo a homenagem no calendário oficial da cidade. Apesar da proximidade das datas, o feriado não é o aniversário de Belo Horizonte, celebrado no dia 12 de dezembro, quando o município completa 128 anos em 2025.
Confira o funcionamento dos serviços municipais no feriado:
Parque Orlando de Carvalho Silveira – Morro do Bolo
8h às 17h
Parque Serra do Curral (entrada até 16h)
Parque Mangabeiras Maurício Campos (entrada até 16h30)
Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo – Pampulha
Parque Ecológico Marcus Pereira Mello (entrada até 16h30)
Parque José Dazinho Pimenta – Cenáculo
Parque Mata das Borboletas (entrada até 16h45)
Parque Mosteiro Tom Jobim (entrada até 16h45)
Parque Monsenhor Expedito D’Ávila – Julien Rien (entrada até 16h45)
Parque Rosinha Cadar (entrada até 16h45)
Parque Amilcar Vianna Martins (até 17h30, entrada até 17h15)
Acesso permanente Incluem áreas abertas como: Vertedouro da Barragem Santa Lúcia, Parque Dona Clara, Parque Goiânia (acesso pela Rua Jovelino Lacerda, 160), Parque do Confisco, entre outros.
Abertos das 7h às 17h para velórios e sepultamentos. Plantão administrativo: 7h às 18h.
Assistência Social
Não funcionam: DRAS, CRAS, Creas, Centros-Dia, atendimento ao migrante, Centro POP Mulher. Funcionam: Abrigos, casas de passagem, residências inclusivas, repúblicas, pós-alta hospitalar e Central de Vagas (24h). Centro POP:
Jornalista formada pela PUC Minas, com experiência em fotojornalismo, assessoria de imprensa e jornalismo digital. Já atuou nas redes sociais e na redação da Rádio Itatiaia e como pesquisadora na Comunidade Quilombola de Pinhões. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.