O Conjunto Sulacap-Sulamérica, localizado no Centro de Belo Horizonte há 53 anos, terá mudanças estruturais em breve. Foi o que um edital da prefeitura da capital mineira previu ao convocar empresas que tenham interesse de serem responsáveis pela demolição do edifício Novo Sulamérica. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na última segunda-feira (07).
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou aos interessados que o recebimento das propostas será feito pela internet até o dia 16 de agosto. Já a contratação da empresa escolhida valerá R$ 114.020,31 aos cofres públicos da capital mineira, sendo que a obra terá um prazo de 90 dias para ser executada.
Embora o conjunto seja histórico por já ser parte da paisagem no Centro de BH, há um programa de requalificação da prefeitura chamado “Centro de Todo Mundo”. Mesmo com a demolição de parte do edifício, o Sulacap-Sulamérica é tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio e a prefeitura informou que seu formato original será preservado.
Em 1941, o arquiteto italiano Roberto Capello assinou o projeto arquitetônico do local, sendo projetado para uso residencial e comercial. Já em meados de 1970, mudanças estruturais foram feitas entre os edifícios Sulacap e Sulamérica, descaracterizando o projeto original assinado por Capello.