Cidades
Prefeitura de BH cria grupo de trabalho para retomar navegação na Lagoa da Pampulha
PBH cria grupo de trabalho para retomar a navegação na Lagoa da Pampulha. Passeios gratuitos começam em dezembro e promovem lazer e esportes
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mantém o projeto de retomar a navegação na Lagoa da Pampulha, mesmo com a água esverdeada que voltou a aparecer. Nesta quinta-feira (16), a PBH publicou no Diário Oficial do Município (DOM) uma portaria que criou o grupo de trabalho do projeto “Retomada da Navegação e Uso do Espelho d’Água da Lagoa da Pampulha”.
Leia também:
- Belo Horizonte ganha primeiro Centro de Autismo 100% SUS da Santa Casa BH
- Fraude e corrupção: PF mira contratos milionários da Lagoa da Pampulha
- Influenciador anda de jet ski na lagoa da Pampulha, o que é crime
O grupo terá a função de coordenar estudos, propor ações e desenvolver projetos voltados ao lazer, turismo náutico e valorização do patrimônio cultural e ambiental. Além disso, a equipe será coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e contará com representantes de 12 órgãos e entidades municipais, incluindo as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Turismo, Esportes e Lazer, além da Belotur e da Superintendência de Limpeza Urbana.
Retorno dos passeios turísticos
A PBH vai iniciar a navegação em dezembro com um projeto-piloto de três meses. O município vai operar passeios gratuitos em catamarãs com capacidade para 30 pessoas. Eles vão sair de quinta-feira a domingo, entre 8h e 17h. Durante o trajeto, os visitantes vão contemplar o Conjunto Moderno da Pampulha e ouvir guias sobre história, cultura e meio ambiente.
Segundo a PBH, a melhoria da qualidade da água tornou possível a retomada da navegação. No entanto, moradores relataram que a água voltou a apresentar coloração esverdeada e acúmulo de resíduos na orla. A prefeitura explicou que as chuvas arrastam sedimentos e matéria orgânica para a lagoa, mudando temporariamente a cor e a turbidez da água.
Transição para operação permanente
Após o projeto-piloto, a PBH vai cobrar pelos passeios e oferecer desconto aos moradores da cidade. Além disso, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) pediu ao Governo do Estado e à Copasa soluções definitivas para o esgoto que ainda chega à lagoa.
A retomada da navegação também vai beneficiar atletas de esportes náuticos. Damião destacou que esportistas que antes precisavam viajar para treinar vão poder praticar na própria Lagoa da Pampulha. Assim, o espaço ganha uso contínuo e valor social.
O grupo de trabalho pode convidar especialistas externos e técnicos da administração municipal sempre que necessário. Dessa forma, a PBH vai garantir que todas as decisões sobre navegabilidade e uso do espelho d’água sejam baseadas em estudos técnicos e ambientais.