Nesta semana, um vídeo da reação emocionante de um pedreiro ao saber que foi aprovado em uma universidade federal, circulou nas redes sociais e, além de viralizar, comoveu a todos. Adenilton Nicolau Musgo, de 47 anos, é morador de Aparecida de Goiânia (GO) e irá cursar a graduação em Filosofia na Universidade Federal de Goiás (UFG).
Adenilton sempre teve o desejo de estudar, mas lhe faltaram oportunidades para realizar o sonho em sua juventude. Por incentivo de sua família, o pedreiro chegou a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, porém não se candidatou a nenhuma universidade.
Foi então que sua filha, Sara Linhares Musgo, decidiu inscrevê-lo em um processo seletivo da UFG. Em entrevista ao BHAZ, ela conta que, de início, Adenilton ficou receoso por conta de sua idade, mas a família explicou a ele que pessoas mais velhas também podem fazer faculdade.
“Então ele se empolgou com a ideia e fomos pensar nos cursos. Ele fazia teologia na igreja. Falamos em cursar história, ciência sociais e filosofia. Entre essas opções, ele escolheu filosofia, já que sempre gostou de argumentar, conversar e convencer as pessoas”, conta Sara.
Na terça-feira, 2, o resultado do processo seletivo foi divulgado. A filha do agora calouro de Filosofia foi a responsável por contar a boa notícia.
Adenilton dará início aos seus estudos no dia 5 de maio, sexta-feira. Pelas redes sociais ele agradeceu por todas as mensagens de apoio e felicitações que tem recebido. “Vou iniciar minha jornada fazendo filosofia na UFG. Obrigado, galera, por estar me apoiando. É nós!”, diz em vídeo publicado no Instagram.