O perfil da primeira-dama Janja Lula Silva no X (antigo Twitter) foi alvo de um ataque hacker na noite desta segunda-feira, 11.
Por volta das 21h30, começaram a ser publicadas mensagens contendo xingamentos e insultos direcionados à socióloga e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O perfil de Janja foi bloqueado, a pedido da Polícia Federal, por volta das 23h.
De acordo com as postagens, o responsável pelo ataque se identifica como Ludwig e Smalkade.
Além dos xingamentos, o hacker também fez comentários de teor sexual e direcionados ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao presidente Lula e a políticos em geral.
Em uma das mensagens, o hacker chegou a compartilhar um suposto áudio no qual afirma desconhecer se será preso em decorrência de suas ações. Ele ainda alegou ser uma pessoa honesta caso venha a ser detido.
A assessoria de Janja informou que o Palácio do Planalto já está ciente do ocorrido e que a Polícia Federal abrirá uma investigação para apurar os motivos que levaram o invasor a cometer esse crime. O diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, confirmou a abertura da investigação.
“Sim. Recebemos a solicitação e estamos investigando”, afirmou Rodrigues.
Durante a noite o presidente Lula foi acordado por seus auxiliares para ficar à par da crise.