x

Cidades

Prefeito de Paracatu diz que Samu pode ter negado socorro a mineiros

Publicado

em

Reprodução - X

A prefeitura de Paracatu, município localizado na região Noroeste de Minas Gerais, anunciou que irá solicitar esclarecimentos sobre a suposta negação de atendimento por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aos quatro jovens mineiros que faleceram na última segunda-feira (1° de janeiro) dentro de um veículo BMW, na rodoviária de Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina.

A administração municipal considera que essa questão precisa ser melhor elucidada e, caso se confirme a negligência, medidas jurídicas serão tomadas pelas famílias envolvidas, afirmou o prefeito Igor Santos (União Brasil).

O prefeito informou que uma equipe da prefeitura tentará entrar em contato com o prefeito de Balneário Camboriú durante a tarde desta quarta-feira (2 de janeiro).

Segundo Santos, eles foram informados sobre essa possibilidade de atendimento negado e querem saber o que realmente aconteceu.

Leia também: Ex-Masterchef, tio de mineiro morto em BMW recebeu mensagem: “Reze por mim”

É importante ressaltar que o Samu tem a responsabilidade de atender às demandas de urgência e emergência. Portanto, se houve negação do atendimento, isso é algo preocupante, acrescentou.

Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, órgão responsável pelo serviço do Samu no estado, afirmou que a informação sobre a negação do atendimento não procede.

A secretaria realizou uma busca no sistema de regulação das chamadas recebidas entre a meia-noite e às 7h e não encontrou nenhum registro com o nome do solicitante mencionado, endereço ou características da ocorrência, declarou.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, as quatro vítimas foram atendidas pela equipe do Samu apresentando quadro de Parada Cardiorrespiratória (PCR). O chamado foi realizado às 7h21 e a unidade de resgate chegou à rodoviária às 7h29, apenas oito minutos após o acionamento.

Seguindo os protocolos de atendimento, foram realizados procedimentos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), com o apoio de uma Unidade de Suporte Básico (USB), que chegou ao local da ocorrência às 07h35, juntamente com os bombeiros. Apesar dos esforços realizados em suporte básico e avançado de vida, as manobras de reanimação não tiveram sucesso. Infelizmente, às 8h17, foi declarado o óbito no local, detalhou a secretaria.

As causas das mortes estão sendo investigadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) e pela Polícia Civil para as devidas apurações.

Velório

Os corpos dos quatro jovens serão velados no ginásio do Jóquei Clube de Paracatu. Os corpos já deixaram a cidade catarinense e devem chegar ao município mineiro até o final desta terça-feira (2 de janeiro). O horário do velório ainda não foi definido, mas a expectativa é de que tenha início na manhã de quarta-feira (3).