Cidades

Prefeitura de BH coloca Guarda Municipal para reforçar segurança das escolas

A prefeitura de Belo Horizonte decidiu reforçar a segurança das escolas da capital mineira com o apoio ostensivo da Guarda Municipal.

Segundo a gestão, por causa dos crescentes casos de violência nas escolas de todo o país, a prefeitura decidiu que os agentes devem ir presencialmente para os arredores das instituições municipais.

Advertisement

Ao todo são 323 unidades de ensino da rede municipal.

“Além da presença física nas escolas, estamos atuando  na orientação, apuração e verificação de notícias que estão quebrando a rotina de tranquilidade nas escolas da prefeitura. Temos uma equipe de suporte que verifica todas as notícias que nos são repassadas. O combate às notícias falsas também é uma estratégia importante para dar tranquilidade para pais e alunos”, diz o Comandante da Guarda Civil Municipal, Júlio César de Freitas.

A Guarda Municipal mantém contato todos os dias com representantes das escolas por meio de grupos em aplicativos de mensagem.

Os chamados são monitorados pelo Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) para envio imediato de agentes da Guarda. Profissionais treinados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atuam na mediação de conflitos.

Fhilipe pelajjio

Advertisement