As cerimônias de velório e sepultamento em cemitérios de Belo Horizonte poderão receber até 60 pessoas, a partir desta sexta-feira (18), sendo mantidos todos os cuidados sanitários como o uso de máscaras e distanciamento entre as pessoas. Antes o limite era de 20 participantes. Além disso, a Prefeitura autoriza, pela primeira vez na pandemia, o funcionamento de saunas, inclusive as localizadas em clubes e em academias. Mas, o acesso a esses locais só ficará liberado com apresentação de comprovante de três doses de vacina contra a COVID-19. As mudanças contemplam, ainda, a ampliação da capacidade de pessoas em elevadores, de 50% para até 75% o limite da ocupação. Ainda de acordo com a Prefeitura da capital, as bilheterias físicas para venda presencial de ingressos em eventos, salas de cinemas, em estádios e espaços similares também poderão funcionar, resguardados a distância de um metro entre as filas. A venda on-line segue como opção.
Outra portaria publicada pela Prefeitura desobriga a exigência de teste COVID-19 ou comprovante de vacinação para frequentadores de teatros e casas de espetáculos, com público sentado de até duas mil pessoas. No entanto, fica mantida a exigência do uso de máscara e resguardados a distância de um metro entre cada duas pessoas na fila e o uso de máscara, mesmo em ambiente aberto.
Em nota, a Prefeitura de BH, informa que ainda continua sendo obrigatória a apresentação do comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou do resultado negativo para a doença em teste do tipo RT-PCR, realizado até 48h antes do evento ou da atividade, ou Teste Rápido de Antígeno, realizado até 24h antes do evento ou da atividade com público acima de duas mil pessoas ou em eventos com público em pé e/ou com danças, independentemente da quantidade de pessoas.