A Prefeitura de Belo Horizonte vai tomar uma decisão inédita na gestão pública da capital: dará água potável para os moradores de rua da capital, em um gesto humanitário para os desabrigados nas ruas.
A PBH iniciou a distribuição de mais de 10 mil copos de água para a população em situação de rua, como parte das medidas para mitigar o calor e garantir a hidratação dessas pessoas durante o período de altas temperaturas.
Além da distribuição de água, as equipes fornecerão orientações sobre cuidados necessários durante o calor e informarão sobre as opções disponíveis para acesso a água potável, banho, higienização, alimentação, bem como cuidados com a saúde durante temperaturas elevadas.
Essa medida emergencial reforçará as políticas já inovadoras pelo município para atender a esse público. Dentre elas, destaca-se o atendimento nas unidades de assistência social, como os quatro Centros Pop da cidade, abrigos e casas de passagem.
Além do banho completo, os usuários têm acesso a sanitários, lavagem de roupas, lanche e água para consumo. Além disso, a população em situação de rua tem acesso gratuito aos Restaurantes Populares da cidade todos os dias.